A Educação Profissional de nível médio na rede pública do Paraná: obstáculos e avanços diante da integração curricular
Fonte: www.diaadia.pr.gov.br/nre/telemacoborba/arquivos/File/textoSandra_Garcia.pdf
Este texto procura explicitar quais as demandas requeridas para a formação dos trabalhadores, a partir da crise do capitalismo, que implicaram nas mudanças ocorridas no mundo da produção e quais são as possibilidades através da categoria contradição de enfrentamento a elas. A primeira parte do texto traz a discussão das mudanças ocorridas do fordismo a acumulação flexível e quais as características apontadas como necessárias a formação dos trabalhadores. Na segunda parte apontamos a discussão sobre o que é demandado pelo capital e o que é requisitado pelos trabalhadores, a dicotomia entre polivalência, demanda do capital e politecnia demanda dos trabalhadores.
Em seguida apresentamos como estas demandas aparecem na década de 90 na educação, através da normatização da LDBEN 9394/96, principalmente através do decreto nº2.208/96. E finalmente os desafios da integração da Educação Profissional ao Ensino Médio, e se esta possibilidade pode se concretizar no interior de cada escola, como trabalho coletivo de todos os profissionais envolvidos na busca de uma formação sólida para a juventude e também para os adultos.
Palavras Chaves: Educação Profissional; ensino médio; integração; política pública